Gestão do conhecimento
Resumo: Este trabalho tem como finalidade, definir, detalhar, e exemplificar metodologias de aplicação da Gestão do Conhecimento. E salientar a importância do conhecimento dentro das organizações do mundo tecnológico atual.
Introdução:
Durante muito tempo o homem e o trabalho tiveram uma relação diretamente ligada ao conhecimento. Desde a Idade Média – e até mesmo antes dela – o homem que dominava o conhecimento, isto é, a maneira de fazer e fabricar coisas, tinha controle sobre o trabalho e sobre o mercado. O artesão, apesar de não fazer parte da nobreza, tinha uma vida mais confortável e se beneficiava do conhecimento. O tempo passou e o mundo mudou, e desde a Revolução Industrial, o conhecimento agiu como catalisador das mudanças no cenário organizacional. Taylor e Ford, transformaram a indústria e a produção em massa através da racionalização e do conhecimento, criando novos métodos de administrar uma empresa e novas metodologias de otimização da produção. Entretanto, com o avanço tecnológico e a globalização, o mundo se tornou pequeno para tantas indústrias e o mercado se tornou cada vez mais agressivo. Para sobreviver no mercado atual, não há outra receita senão, o conhecimento, ele sempre esteve presente e sempre foi a solução. E é valido acrescentar, que estamos em um período de renovação dos métodos de obtenção de energia, e dos métodos de produção, isto devido a maior importância dada ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável pela sociedade atual. É impossível renovar sem o conhecimento. Mas como se obtém conhecimento? Como criá-lo? E como gerenciá-lo? Num cenário onde a vantagem competitiva é a direção da maioria das organizações, um bom gestor deve saber responder essas perguntas.
O que é Conhecimento?
Antes de entendermos o que é conhecimento, é preciso conhecer conceitos sobre dado e informação. Dado pode ter diversas definições, porém para nós somente uma é importante. Para uma organização dado é um