gestão do conhecimento
FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
RAQUEL LEITE
RA: 10.7022-6
A TEORIA X E A TEORIA Y, DE DOUGLAS MCGREGOR
PIRACICABA-SP
DEZEMBRO DE 2013
RAQUEL LEITE
RA: 10.7022-6
A TEORIA X E A TEORIA Y, DE DOUGLAS MCGREGOR
Atividade Dirigida Extra-Classe, desenvolvida em cumprimento à exigência curricular da Disciplina Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, do Curso de Administração da UNIMEP, sob orientação da Profº. Cristiane Baggi.
PIRACICABA-SP
DEZEMBRO DE 2013
A tecnologia é uma ferramenta que auxilia o homem a executar trabalhos que muitas vezes seriam cansativos com a ausência dela. De acordo com o artigo Anselmo Ferreira Vasconcelos, "Qualidade de Vida no Trabalho: Origem, Evolução e Perspectivas", podemos lembrar do matemático Euclides (300 a.C.) de Alexandria, em seu trabalho A Lei das Alavancas, que proporcionou uma melhoria no trabalho de agricultores que moravam próximo ao rio Nilo.
Com isso as pessoas começaram a trabalhar mais, aumentando a quantidade de horas extras trabalhadas, e muitas vezes não produzindo o esperado. (VASCONCELOS, 2001). O autor ainda ressalta que o atual desenvolvimento técnico não é acompanhado de um avanço semelhante na convivência social e na felicidade humana.
Problemas e angústias que afligem o homem em seu ambiente de trabalho refletem negativamente nos mais diversos aspectos de sua vida (familiar, social, físico, dentre outros), conforme afirma Vasconcelos (2001).
Segundo Vasconcelos (2001), a preocupação com a Qualidade de Vida no Trabalho vem desde 300 a.C, quando os ensinamentos de Euclides sobre geometria inspiravam os agricultores à margem do rio Nilo a melhorarem seus métodos de trabalho, fazendo com que diminuíssem o esforço físico que faziam.
A QVT nasceu como uma extensão da Qualidade Total e tal como esta, tornou-se