Trovadorismo/Humanismo-Fichamentos
PROF.ª.: ELIZABETH DIAS MARTINS
DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA I
ALUNA: ANA ISRAELLA KELLY DA SILVA MAT.: 344767
Texto 4 – Arte de Trovar
• O que é a Arte de Trovar e por que tem como denominação “Poética
Fragmentária”?
Tratado poético medieval português, encontrado nas primeiras páginas do Cancioneiro da Biblioteca Nacional (ou de Colocci-Brancutti). É chamada, também, de “Poética
Fragmentária” pois, descreve a poética com insuficiência de informações.
• Quais são as partes que compõem a Arte de Trovar e qual o conteúdo de cada uma delas? No primeiro momento, procura classificar as cantigas com base nas características de cada uma. Num segundo momento, apresenta capítulos voltados aos erros que os trovadores cometiam ao realizar suas composições.
• Em que pontos divergem e em quais convergem a Arte de Trovar galegoportuguesa e as Leys d’Amors provençais?
As duas possuem finalidade muito mais prática que teórica. As Leys se propõem ensinar como se constrói uma poesia de cunho trovadoresco, e, portanto, aqueles que pretendem aprender a fazer poesia, já a Arte, tem o intuito apenas de ensinar o leitor a reconhecer as formas, as modalidade temáticas, as métricas, etc.
• A quais conclusões podemos chegar ao realizar a comparação, ou cotejo, entre a
Arte de Trovar e as outras artes poéticas?
O cotejo entre a Arte de Trovar e as outras poéticas, confirma a impressão de superficialidade e de trabalho feito à pressa, provocada pela leitura da primeira.
•Comente, a partir do texto, o que são: Cantiga de vilão; cantiga de seguir; sirventes; tenção e partimen.
Vilão – cantigas que não se enquadram em nenhuma das outras cantigas descritas na poética. Cantadas por pessoas que não frequentavam a corte.
Seguir - Cantiga de Seguir é um tipo de composição poética cultivada pelos trovadores galego-português presente no Cancioneiro da Biblioteca Nacional. A grosso modo, este tipo consiste numa espécie de paródia,