gestão do conhecimento
Definições básicas
É o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo. Também pode ser definido como um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal.
Objetivo
A gestão do conhecimento tem por objetivo alcançar, organizar, compartilhar e enriquecer o conhecimento relevante fundamentalmente focado no redesenho pessoal e organizacional. Além disso, persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras.
Capital intelectual é a posse de conhecimentos, experiência aplicada, tecnologia organizacional, destrezas profissionais, um conjunto de ativos intangíveis. Isto é, é o conjunto de contribuições não materiais que se entendem como o principal ativo das organizações.
A Aplicação da Gestão do Conhecimento nas empresas
Na ambiência organizacional e dos negócios comenta-se muito sobre uma nova era, uma nova ordem, uma economia moderna. Fala-se sobre a “era do conhecimento”, os efeitos da globalização e da “nova economia”. Mas o que há realmente de novo nisto tudo? Certamente estamos no epicentro de profundas mudanças e, neste momento, torna-se difícil a compreensão do fenômeno, uma vez que somos atores neste processo. Entretanto, uma coisa já se pode afirmar com toda certeza: os fatores intangíveis tornam-se cada vez mais relevantes na criação de valor para a sociedade como