Gestão do conhecimento
Atualmente as organizações estão voltadas para a Gestão de Pessoas que passam por grandes transformações em todo o mundo, causadas por mudanças na organização do trabalho, no relacionamento entre as organizações e pessoas, no modo pela qual encaram sua relação com o trabalho e comportamento do mercado de trabalho através da Competitividade. Considerando que a sustentabilidade dos negócios passa pela criação e Gestão do Conhecimento e sua interface com Gestão de Pessoas, fazendo com que haja uma aprendizagem contínua, valorizando o desempenho organizacional, o presente estudo trata da importância da aprendizagem organizacional voltada para o conhecimento e a gestão de pessoas. Assim, este artigo objetiva estabelecer a importância da Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento e a Interface com Gestão de Pessoas.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Todas as empresas geram e utilizam conhecimento ao longo de seus processos produtivos, porém para que o conhecimento produza vantagens competitivas é necessário que as empresas sejam capazes de capturá-lo através de seus sistemas e processos. Nos setores de serviços a importância da Gestão do Conhecimento em relação à gestão dos ativos físicos é amplamente visível. Terra (2000) afirma que todas as empresas praticam de alguma forma a Gestão do Conhecimento, pois não é possível conceber o trabalho humano sem o emprego da inteligência humana e porque as empresas, nos seus processos de trabalho e crescimento, estão invariavelmente reutilizando algum tipo de conhecimento para produzir bens e serviços para seus clientes.
Conceitos Básicos
As palavras dados, informação e conhecimento são freqüentemente utilizadas nas empresas de forma indiscriminada, sendo portanto necessário definir as diferenças existentes entre dados, informação e conhecimento e a forma como estas palavras serão consideradas neste trabalho.
Dados, segundo definição de Davenport & Prusak (1998), é um conjunto de fatos discretos e