Gestão do conhecimento
A gestão do conhecimento com os seus conceitos, princípios e processos típicos, está ou não se institucionalizado na organização que afirma ter ou estar incorporando tais práticas gerenciais, mesmo que de forma parcial e localizada.
Nesse trabalho vamos mostrar a importância da Gestão do Conhecimento nas instituições.
Hoje se percebe com clareza crescente que o conhecimento constitui o eixo estruturante do desempenho de sociedades, regiões e instituições. Todo o tipo de conhecimento traz a necessidade de um gerenciamento, uma gestão, no sentido de aliar a busca de conhecimento, à busca de resultados. O conhecimento adquirido deve ser revertido em produtividade, qualidade e soluções inovadoras, para sim se constituir em um diferencial competitivo sustentável. Para concepção deste trabalho de “Gestão do Conhecimento nas instituições” um tema muito amplo sobre o assunto em questão. Este estudo ira mostrar a importância de uma Gestão Conhecimento e apontar este diferencial numa instituição, as suas abordagens, e a criação de uma nova forma de trabalho.
Conceito de Gestão do Conhecimento
Conjunto das atividades desenvolvidas para utilizar, compartilhar, desenvolver e administrar os conhecimentos que a organização possui e os que colaborem e que atuam nela de maneira que sejam encaminhados para a melhor consecução dos objetivos. Além disso, cria novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras.
Quando as organizações começam a usar a gestão do conhecimento, os gastos em produtos, por exemplo, começam a baixar e inicia-se o investimento no capital intelectual, que tem o melhor custo-benefício, porque o conhecimento dos colaboradores é o maior capital que uma organização pode possuir.
Todo conhecimento existe na organização, na mente das pessoas, nos processos e em cada departamento que pertence à organização. Todo o colaborador que contribui para esse sistema poderá usufruir de todo conhecimento presente na organização.
Quando