Gestão do conhecimento
Objetivos compartilhados por um grupo de pessoas criam um sentimento de coletividade que permeia a organização e abrem espaços para a coerência, tornando as pessoas mais aptas a se empenharem em grandes desafios . Os objetivos comuns tem como base os objetivos pessoais. Só as pessoas que traçam objetivos pessoais são capazes de compremeter-se com objetivos comuns. Daí a importancia de se estimular o conhecimento e lapidar os modelos mentais, de forma que as pessoas percebam a importância dos objetivos comuns para a organização.
Através do trabalho em equipe, as organizações utilizam métodos de controle de qualidade para solucionar problemas e garantir o cumprimento de padrões operacionais. Analisam os problemas sugerem, implantam e acompanham as soluções quando aprovadas. São os grupos que constantemente buscam a melhoria da qualidade, da produtividade, dos produtos, dos insumos, dos processos, das condições ambientais, da segurança, tudo em prol da Inovação do Conhecimento das Organizações.
Para alcançar bom desempenho, os membros devem trabalhar juntos para criar produtos de alto valor. É necessário que o comando da equipe seja revesado entre seus membros sem que o seu lider disignado cada vez perca seu manto de liderança. Com isso o grupo adquire maior capacidade de liderança e o resultado é um alto desempenho.
Autor: PARKER, G.M.
Criação do Conhecimento:
Na Criação do Conhecimento temos dois componentes basicos:
- Conhecimento Explícito: registrado, manuais, especificações
- Conhecimento Tácito: invisivel, pois trata-se de expereiências.
O conhecimento explícito pode ser expresso em palavras, numeros ou sons, e compartilhado na forma de dados, fórmulas científicas, recursos visuais, fitas de audio, especificações de produtos ou manuais. O conhecimento explícito pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal e sistematicamente.
O conheimento tácito, por outro lado, não é facilmente visível e explicável. Pelo