Gestão do Conhecimento
Hoje em dia a competitividade entre empresas no mercado tem se tornado cada vez mais acirrada, o que tem levado as firmas a buscarem métodos que as diferenciem e lhes deem vantagem em relação às outras empresas e com isso, um dos resultados dessa busca é a adoção de associação e firmas como modelo organizacional: o cluster.
Cluster é um grupo econômico constituído por empresas que desenvolvem as mesmas atividades ou atividades similares instaladas em uma determinada região, lideres em seus ramos, apoiado por outras empresas que fornecem produtos e serviços, ambas, sustentadas por organizações que buscam profissionais qualificados, tecnologia de ponta, recursos financeiros, ambiente propício para os negócios e uma infraestrutura física.
Todas essas organizações interagem, ao proporcionarem umas as outras os produtos e serviços de que necessitam, estabelecendo, deste modo relações que permitem produzir mais e melhor, a um custo menor.
A ideia básica é de que nenhuma empresa é competitiva isoladamente. O que acontece dentro de uma unidade produtiva é importante, mas está comprovado que o ambiente empresarial no qual a firma esta inserida, ou seja, o ambiente do cluster, também desempenha papel vital para a competitividade e o sucesso. A ideia de cluster baseada em modelo organizacional com foco na associação de empresas vem despertando grande interesse por parte das comunidades acadêmicas, empresarial e governamental devido aos bons resultados que podem ser alcançados para o coletivo, empresas que formam um cluster, e sociedade.
São inúmeros os benefícios que podem ser alcançados pelos membros de um cluster, tais como: compartilhamento de frete; compras conjuntas que reduzem despesas; compartilhamento de recursos, conhecimentos e melhores práticas, entre outros. Para a sociedade, a formação de um cluster em determinada localidade proporcionará concentração de empresas, geração de emprego e renda, e melhoria de infraestrutura e desenvolvimento