gestão do conhecimento
Ao realizarmos cada etapa do presente trabalho, estamos internalizando os conceitos necessários ao desempenho da profissão escolhida, conhecendo as dificuldades e necessidades desta profissão.
Desta forma, percebemos que o mercado está cada vez mais exigente, sendo necessário por parte dos estudantes dedicação, para assim, desenvolver as habilidades e competências necessárias ao atuação profissional, sendo necessário um estudo aprofundado para que possamos nos tornar profissionais qualificados aos desafios quer a profissão exigir no futuro.
Etapa 1
"A tarefa de identificar, desenvolver, disseminar e atualizar o conhecimento estrategicamente relevante para a empresa seja por meio de processos internos, seja por meio de processos externos às empresas" (FLEURY; OLIVEIRA, 2001, p. 19);
"Na prática, gestão do conhecimento inclui: identificar e mapear os ativos intelectuais ligados à empresa; gerar novos conhecimentos para oferecer vantagens na competição do mercado; tornar acessíveis grandes quantidades de informação corporativas, compartilhando as melhores práticas e a tecnologia que torna possível tudo isso - incluindo groupware e intranets" (BARROSO; GOMES, 1999).
De acordo com as duas definições percebemos a presença das seguintes palavras que são: identificar, disseminar, atualizar, desta forma, percebe-se que a gestão de conhecimento pressupõe a existência de uma política que permite a inovação, mas principalmente o desenvolvimento de uma rede de comunicações que torna eficaz e eficiente a gestão, de forma que o conhecimento é disseminado rapidamente entre os colaboradores, e assim, possibilitando o crescimento da empresa e melhoria da prestação dos bens e serviços por ela prestados.
Podemos citar como exemplo de utilização da Gestão do Conhecimento as grandes corporações como a empresa Apple que tem a tecnologia de ponta em telefonia que são Iphones e mesmo com falecimento de Steve Jobs a empresa ainda se mantém no topo em termos