Gestão do Conhecimento
A busca da perfeição, dos processos enxutos e custos reduzidos, além de diversos outros motivos encontrados a cada dia, as empresas estão em busca da melhora contínua. Hoje se entende que esta melhora se dá através da ponderação do custo versos benefício do melhor aproveitamento intelectual de seus colaboradores.
Já é sabido que todo investimento destinado aos treinamentos, e ao aperfeiçoamento dos profissionais de certo setor irão refletir positivamente não só neste, mas nos demais que possuem contato com o mesmo. Contudo, ainda hoje os empresários encontram dificuldades em encontrar profissionais qualificados em certas áreas de atuação, em certo ponto os baixos investimentos em educação contribuem para tal cenário, entretanto, nós enquanto trabalhadores interessados em crescer e galgar melhores cargos e salários devemos nos sentir obrigados a também ir a busca deste aperfeiçoamento.
Por vezes os treinamentos vistos como uma valorização individual de cada colaborador, pode ser vista pelo mesmo colaborador como “perda de tempo”, “bobagem” e quiçá sentem-se obrigados a participar de um exercício em grupo, e com este pensamento acabam por não absorver os pontos positivos e importantes para a carreira de todos. A gestão do conhecimento hoje é vista como uma auxiliar na fluência dos trabalhos, como uma ferramenta de investimento que auxilia na melhora da qualidade final dos trabalhos, e por sua vez aumenta a dedicação dos colaboradores. Como bem sabemos, um colaborador motivado é um colaborador produtivo e com qualidade.
Revisando os pontos, posso concluir que o investimento em conhecimento é de suma importância para o atual crescimento das organizações, que certamente encontrarão barreiras culturais durante seus