Gestão do conhecimento
Passo1:
Segundo o artigo, podemos descrever como pode ser aplicado na pratica alguns conceitos como o Espiral do Conhecimento, que introdutórios dentro das empresas, é como adquirir sucesso através desta aplicação, ensina que nada é possível se não obtivermos conhecimento, que possa ser adquirido com a experiência e com a convivência com quem sabe mais (conhecimento tácito), ou através de estudos e treinamentos específicos (conhecimento explícito).
Existem ainda duas dimensões para o conhecimento tácito. A TÉCNICA e a COGNITIVA: a Técnica engloba as habilidades informais e de difícil detecção, os insights altamente subjetivos e pessoais, as intuições, os palpites e as inspirações derivadas da experiência corporal, se encaixam perfeitamente nesta dimensão. Já a Cognitiva, consiste em crenças, percepções, ideais, valores, emoções e modelos mentais tão inseridos em nós que os consideramos naturais. Embora não possa ser articulada muito facilmente, essa dimensão do conhecimento tácito dá forma ao modo como percebemos o mundo em torno de nós.
O conhecimento é criado através de um espiral que passa através de dois conceitos aparentemente opostos, como tácito e explícito, caos e ordem, micro (individuo) e macro (ambiente), e em outro, mente e corpo, parte e todo, dedução e indução, criatividade e controle, inferior e superior, burocracia e força de trabalho e assim por diante. A chave para liderar o processo de criação do conhecimento é o raciocínio dialético, que transcende e sintetiza essas contradições.
Os opostos são interdependentes, significando que dependem uns dos outros. Não teria sentido falar de escuridão se não houvesse luz, assim cada membro de um pólo oposto parece necessitar de outro para fazê-lo ser o que é. Os opostos são interpenetrantes, o que significa que podem ser encontrados uns nos outros. Se olharmos detidamente para algumas coisas, podemos ver seu oposto. Além disso, os opostos podem se tornar a mesma coisa, se