gestão do conhecimento
Atualmente, um dos diferenciais entre as organizações está intimamente ligado ao conhecimento. “A informação está em todos os lugares, mas o conhecimento é mais difícil de aparecer”.
Portanto, o principal valor das organizações não está somente nos seus bens, mas também no seu conjunto de talentos, ideias, capacidades, enfim, seu capital intelectual.
Davenport e Prusak explicam que o conhecimento é decorrente da informação, que por sua vez, deriva de conjuntos de dados. Segundo esses autores, Os dados são series de fatos ou eventos isolados.
Berger e Luckmann apresentaram uma definição de conhecimento a partir do conceito de realidade como construção social. O conhecimento é definido por eles como “a certeza de que os fenômenos são reais e possuem características especificas”.
A respeito da relação entre conhecimento e aprendizagem, Sanchez e Heene, afirmaram que a aprendizagem representa um processo que muda o status do conhecimento de indivíduos ou de organizações, de diversas maneiras: por meio da modificação das crenças existentes,da adoção de novas crenças,do abandono de crenças anteriormente tidas como verdadeiras e também da mudança no grau de confiança que as pessoas tem em determinada crença ou conjunto de crenças no contexto organizacional.
A Gestão do Conhecimento é o estudo que abrange a importância do conhecimento para a vida profissional e pessoal. O conhecimento esta cada dia mais complexo, com o surgimento das novas tecnologias. O fato de estarmos vivendo na “era do conhecimento” faz com que tenhamos a necessidade de aperfeiçoar o nosso conhecimento a cada dia, para melhor desempenho no mercado de trabalho.
“Quanto mais turbulento o tempo, mais complexo o mundo, mais paradoxo existe.” (Gestão do conhecimento, Hirotaka Takeuchi, Ikujiro Nonaka)
Gestão do Conhecimento baseia-se nas informações e experiências que adquirimos durante a carreira profissional, até os dias atuais, na entidade em que atuamos.