Gestão do conhecimento
Os modelos de gestão referem-se à forma como as empresas organizam suas atividades com a aplicação de procedimentos, normas e regras alinhados aos valores e as crenças que determinam as escolhas por determinados comportamentos.
Marketing e Responsabilidade Social: Dois instrumentos fundamentais dentro das organizações.
As empresas em um passado não muito distante tinham como principio oferecer apenas produtos e serviços de qualidade. Tratar de forma ética seus fornecedores, parceiros e clientes era simplesmente uma ferramenta para obter uma boa imagem perante o mercado.
Com o passar do tempo às exigências foram aumentando e surgiram as necessidades de possuir uma política de recursos humanos, dando atenção adequada aos funcionários, políticas específicas de relacionamento com o cliente e por fim, uma política de responsabilidade social alinhada com o marketing.
Neste ambiente, comunidade passou a ser o principio norteador dos gestores e das organizações. As empresas começam a atuar junto a sociedade, alinhando seus esforços na mesma direção dos órgãos públicos. Insere-se, assim, a chamada Responsabilidade Social (RSE), onde toda empresa desempenha uma papel fundamental junto à sociedade.
Perante, este contexto, cria-se a necessidade de se alinhar a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) ao Marketing Social, pois não basta ter preços competitivos e produtos com qualidade. Hoje, as empresas devem investir no permanente aperfeiçoamento de suas relações com todos os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam: clientes, fornecedores, empregados, parceiros e colaboradores. Isso inclui também, a sociedade em geral.
Portanto, o presente artigo deriva-se do estudo realizado dentro de uma instituição brasileira que tem como uma das suas premissas, a utilização da responsabilidade social e do Marketing. Tendo como objetivo, caracterizar e analisar a Responsabilidade