Reações dos elementos do grupo ia ou 1.
Reações dos elementos do grupo IA ou 1.
2. OBJETIVO
Estudar algumas reações dos elementos do grupo I (metais alcalinos).
3. RESUMO
Todos os metais alcalinos são extremamente reativos quando expostos a oxigênio e à água, assim como qualquer ânion. Uma vez que as energias de ionização dos mesmos são as mais baixas da tabela, a perda do último elétron da camada se faz sem o desprendimento de muita energia. Devido a esta perda o metal oxida, perdendo seu brilho metálico e alterando seu pH.
4. INTRODUÇÃO
O grupo periódico 1 contém os elementos lítio (Li), sódio (Na), potássio (k), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr), que são chamados metais alcalinos.
As configurações eletrônicas dos metais alcalinos proporcionam uma maneira sistemática de compreender as propriedades químicas destes elementos, assim como as tendências observadas nos compostos deste grupo. A configuração eletrônica no estado fundamental dos elementos consiste de uma estrutura interna de gás nobre com um só elétron de valência de um orbital s. Os valores do primeiro potencial de ionização desses elementos são os mais baixos da tabela periódica, o que indica ser relativamente fácil retirar o primeiro elétron de um átomo alcalino neutro. Entretanto, o segundo potencial de ionização, isto é, a energia necessária para retirar o segundo elétron, é muito maior do que a do respectivo primeiro potencial, pois é muito difícil romper uma camada completa de elétrons, formada após a retirada do primeiro elétron. Assim sendo, a perda de um só elétron é um processo relativamente fácil e ocorre segundo o esquema:
M → M+ + e – Por este motivo os metais alcalinos apresentam propriedades redutoras muito pronunciadas. Com o aumento do número atômico, que envolve a entrada de elétrons em níveis energéticos cada vez mais altos, verifica-se um aumento regular e notável do tamanho dos átomos. Isso se acha claramente refletido no aumento dos valores dos raios atômicos.