Gestão do conhecimento
R. É qualificado de “objetivo” e mais simples de ser codificado, ou seja, formalizado com palavras, números e fórmulas, para ser transmitido rapidamente e em grande escala. Geralmente, é percebido como teórico e sua transmissão pode ser realizada muito formalmente.
2º) O que é conhecimento tacito ?
R. O conhecimento tácito é muito pessoal e difícil de ser codificado, ou seja, expresso por palavras. Por essência, é prático e é geralmente fruto de uma longa experiência, de uma convivência. Sua transmissão é extremamente complexa pois necessita interações prolongadas, acertos e erros. Tipicamente, um conhecimento tácito seria “saber dirigir uma bicicleta”.
3º) O que é Know-how ?
R. O know-how é diferente de outros tipos de conhecimento, pois não é algo que possa ser diretamente aplicado a uma tarefa. O know-how é utilizado para designar uma técnica, um conhecimento ou uma capacidade desenvolvida por uma organização ou por uma pessoa.
4º) O que é insights ?
R. Experiências, e procedimentos que são considerados corretos e verdadeiros e que guiam pensamentos, comportamentos e a comunicação entre pessoas e que aumentam a compreensão ou o desempenho numa área ou disciplina.
5º) O que é dimensão ?
R. A dimensão cognitiva do conhecimento tácito do indivíduo consiste em esquemas, modelos mentais, crenças e percepções tão arraigadas que tomamos como certos. A dimensão cognitiva do conhecimento reflete nossa imagem da realidade (o que é) e nossa visão do futuro (o que deveria ser).
6º) Como vocês acham que as empresas devem reter as informações ou conhecimento de seus colaboradores ?
R. Acho que deveria criar métodos de treinamento interno passando de funcionário para funcionário a metologia de seus colaboradores.
7º) Quais são 4 padrões para criar conhecimento ?
R. Socialização, Externalização, Combinação, Internalização .
8º) O que é dialetica?
R. A dialética, que é uma forma de raciocínio que remonta à