Trabalho decente
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DEFINIAÇÃO DE TRABALHO DECENTE 4
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE 4
2.3 QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES 4
2.4 TRABALHO DECENTE EM SUA REGIÃO, SEGUNDO A RESOLUÇÃO OIT 4
2.5 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS 4
2.6 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE 4
2.7 ANÁLISE DE COESÃO E COERÊNCIA DOS TEXTOS 4
3 CONCLUSÃO 5 INTRODUÇÃO
Este artigo tem como finalidade, esclarecer e ampliar a discussão acerca do tema trabalho decente, de acordo com estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), trazendo pontos relevantes sobre o assunto, no sentido de nos fazer refletir e acompanhar os avanços que estão acontecendo nessa área.
DESENVOLVIMENTO
1 DEFINIAÇÃO DE TRABALHO DECENTE
A organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência multilateral ligada a Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com a mesma, trabalho decente é definido como um "trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, eqüidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna". É um conceito bastante abrangente, que permiti ser adaptado a qualquer país. O trabalho decente é uma condição fundamental para a superação da pobreza e redução das desigualdades sociais, pois só provendo a dignidade ao ser humano teremos uma sociedade sustentável.
2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE
A Agenda Nacional de Trabalho Decente se estrutura a partir das três seguintes prioridades: • Prioridade 1: Gerar mais e melhores empregos com igualdade de oportunidades e de tratamento. • Prioridade 2: Erradicar o trabalho escravo