Gestão do conhecimento
O conhecimento envolvido nas atividades organizacionais já tem sido abordado desde as primeiras teorias da administração, pelo menos indiretamente nas linhas da administração científica e das relações humanas. Nos anos 80, esse tema tornou-se mais presente com abordagens teóricas relacionadas á sociedade do conhecimento, ao aprendizado organizacional e as competências essenciais na gestão estratégica. ( Spander,1996). A implantação coordenada da gestão do conhecimento cria uma vantagem competitiva sustentável e de difícil imitação, pois está enraizada nas pessoas que trabalham nas organizações e não em recursos físicos que facilmente podem ser copiados por concorrentes. Temas como gestão do conhecimento,capital humano,capital intelectual e inteligência competitiva vem se tornando palavras de ordem dentro das organizações,com diferentes significados e implicações.
DIFERENCIAÇÃO DO CONHECIMENTO EM RELAÇÃO AOS DADOS E INFORMAÇÕES.
Para se entender a gestão do conhecimento é fundamental analisar dados, informações e conhecimento. Segundo Tuomi(1999) esses conceitos podem ser vistos de forma hierárquica da seguinte maneira: dados são simples fatos que se tornam informações se forem combinados em uma estrutura compreensível, ao passo que informação torna-se conhecimento, se for colocada em um contexto podendo ser usada para fazer previsões.
O conhecimento tem um papel central e estratégico nos processos econômicos, hoje os investimentos nos ativos intangíveis crescem mais rápido que os investimentos nos ativos tangíveis. Países, empresas, pessoas com mais conhecimento são mais bem-sucedidos, produtivos e reconhecidos.
CARATER ESTRATÉGICO DO CONHECIMENTO.
• Definição de qual conhecimento realmente vale a pena ser desenvolvido pela empresa; • A forma pelas quais é possível ou não que esse conhecimento venha ser compartilhado pelas pessoas,