Gestão do conhecimento
Roteiro de 26/04/2011
7-O que é a dialética e quais são suas características? Qual é sua relação com o conhecimento?
R) Dialética é um diálogo no qual o foco é a contraposição e contradição de idéias que leva a novas idéias, passou a ser conhecida como a arte de diálogo, onde demonstra-se uma tese por meio de uma argumentação capaz de destinguir claramente os conceitos envolvidos na discussão.
Em relação ao conhecimento, a dialética incentiva mudanças mantendo o processo em movimento através do conflito de idéias e de oposições de acordo com o raciocínio individual dos participantes.
8- Por que é correto afirmar que o conhecimento não surge na organização, mas que ele começa sempre com o indivíduo? Dê alguns breves exemplos listados no Livro-Texto.
R) O indiviuo é o “criador” do conhecimento e a organização é o “amplificador” do conhecimento. É importante que a organização apóie e estimule atividades criadoras de conhecimentos dos indivíduos. Exemplos: Hiroo Watanabe, na Honda desenvolveu um carro mais barato, mais confortável e sólido, para isso destinou o mínimo de espaço para a mecânica e o Maximo espaço para os passageiros. Louis Gertner utilizando de sua experiência anterior como executivo na American Express e da McKinsey alavancou transformações na IBM. Fujio Mitarai transformou a Canon em uma empresa de primeira linha e lucrativa.
9- O que é uma metáfora? Qual é sua relação com a analogia e depois com um modelo dentro da criação do conhecimento?
R) Metáfora é o emprego da palavra, fora do seu sentido normal, ou seja um sentido figurado. A metáfora dispara o processo de criação do conhecimento, o próximo passo é a analogia que é um processo mais estruturado de reconciliação das contradições, as metáforas são harmonizadas pela analogia. No modelo, as contradições ficam resolvidas e conceitos tornam-se transferíveis através da lógica consistente e sistemática, que torna o conhecimento disponível para o resto