Gestão do conhecimento
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL COM ÊNFASE EM VAREJO
Jackson Carvalho
Aluno do curso de graduação - 4º semestre matutino
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Salvador Outubro,2011
UNIJORGE – CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL COM ÊNFASE EM VAREJO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho apresentado para obtenção de créditos do 4º semestre do curso de Gestão Comercial, matutino, do Centro Universitário Jorge Amado, sob orientação do Prof.ª Daniela Silvany.
Salvador
Outubro, 2011
INTRODUÇÃO
Os trabalhos relacionados ao conhecimento estão gravidamente substituindo os trabalhos tipicamente de produção. A produtividade decorrente do conhecimento e, conseqüentemente, dos trabalhadores do conhecimento configuram-se como um importante fator competitivo da economia (RUSSETTE et al.,2007). O cruzamento entre dados censitários atuais e previsões aponta para uma carência crescente desse tipo de trabalhador, também nos países desenvolvidos. As organizações continuarão a realizar muitos esforços no desenvolvimento de competências requeridos a esses profissionais. Há necessidade de investimento contínuos em projetos de treinamento dos níveis gerencias com o objetivo desenvolver competências comportamentais que gerem impacto no desempenho da mão-de-obra diretamente envolvida com o conhecimento (CLARK,2003).
As descobertas, o tratamento do novo bem como exceção, caracterizam as principais atividades desempenhadas pelos atuais trabalhadores da era do conhecimento (ZARIFIAN,2001). O processo de inovação e geração de novos conhecimentos organizacionais está fortemente associado à eficácia do processo empresarial de gestão do conhecimento. Considerando a necessidade das organizações para gerar novos conhecimentos e a dependência do estabelecimento de um eficaz processo de gestão do mesmo, abrangendo indivíduo competente na execução de suas atividades,