Gestão do conhecimento
Conteúdo
1 Introdução 4 2 Referencial Teórico 5 2.1 Gestão do Conhecimento 5 3 Natura, Modelo de Inovação 5 4 Conclusão 8 5 Referencias 9
1 Introdução
Neste trabalho será mostrado a Gestão do Conhecimento na prática; mostrando como exemplo a empresa Natura, e como ela entende esse conceito; implantando técnicas de gestão e inovação em seus produtos para chegar a sua equipe e clientes de forma eficaz, demonstrando assim, a importância do conhecimento nos negócios, tornando a KM um valioso recurso estratégico para as empresas.
2 Referencial Teórico
2.1 Gestão do Conhecimento
Há décadas as empresas brasileiras, privadas e públicas, vêem trabalhando em novos modelos de gestão, a fim de sobreviver no mercado, melhorar a qualidade e competitividade, e prestação de serviços de interesse a sociedade. Num mercado totalmente globalizado e competitivo, as empresas brasileiras já desenvolvem esforços no sentido de recuperar o tempo perdido que as deixa em uma situação de atraso referente à situação mundial. (SANTOS at all, 2001)
De forma que ainda não existe receita única para as empresas, deve-se aproveitar de “experiências alheias”, porem cada organização deve criar seu modelo próprio de gestão, pois cada contexto tem suas peculiaridades e costumes... (MARTINS, 2001)
3 Natura, Modelo de Inovação
Neste contexto de poucas empresas brasileiras consideradas de “classe mundial” de acordo com (SANTOS at all, 2001). Podemos tomar de exemplo a Natura, uma das mais inovadoras e mais dinâmicas empresas do Brasil. Se mantêm por anos no ranking das cem melhores empresas para se trabalhar, chegando a campeã durante dois anos na lista da Revista Exame. Sua história de Inovação no mercado iniciou-se em 1969 quando foram dados os primeiros passos para uma complexa estrutura de Gestão, com cursos de Educação de Jovens e Adultos. (MACHADO, 2008)
De acordo com (MACHADO, 2008), “A Natura começou com a seguinte questão: o que vale a pena