Abordagem classica da administração por frederick taylor e um dos precursores da produção em massa, henry ford
Frederick Taylor popularizou a noção de eficiência: obter o resultado desejado com o menor desperdício de tempo, esforços e materiais. Taylor acreditava que era necessária melhor divisão de responsabilidades entre a direção e o trabalhador, a administração tinha de aceitar as responsabilidades de planejamento, organização, controle e determinação de métodos e não deixar essas decisões para os trabalhadores, ou seja, eles não deveriam pensar, apenas executar. Como responsabilidades a Administração deveria:
- Dizer como as coisas deveriam ser feitas,
- Selecionar cientificamente, treinar e colocar a pessoa certa no lugar certo para fazer a coisa certa,
- Os trabalhadores deveriam cooperar com a empresa,
- Assegurar divisões iguais de trabalho e responsabilidade.
Visando a melhoria da produtividade e da eficiência na fabricação, Taylor se concentrou nas tarefas, em criar programas de incentivo para que quem quisesse ganhar mais, produzisse mais.
Taylor via a necessidade de aplicar métodos científicos afim de garantir a consecução dos seus objetivos de máxima produção e mínimo custo a isso se deu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT). Os principais aspectos da ORT são:
- Seleção Cientifica do Trabalhador – O trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões.
- Tema-padrão – O trabalhador deve atingir no mínimo a produção estabelecida pela gerencia.
- Plano de incentivo salarial – A remuneração dos funcionários deve ser proporcional ao numero de unidades produzidas.
- Trabalho em conjunto – O interesse dos funcionários (altos salários) e da administração (baixo custo) podem ser conciliados, através da busca do maior grau de eficiência e produtividade.
- Gerentes planejam, funcionários executam – O planejamento deve ser de responsabilidade exclusiva da gerência, enquanto a execução cabe aos