Compreensão da abordagem clássica da administração (frederick w. taylor) e um dos precursores da produção em massa (henry ford).
1 - Com base na leitura do texto “Abordagem Clássica da Administração” é possível observar os aspectos que
Frederick Taylor defendia na Administração Científica. De acordo com os conhecimentos que você adquiriu na primeira aula desta disciplina, destaque os aspectos que Taylor defendia e que posteriormente foram criticados pela Escola Humanista.
2 - Fundamentando-se na leitura indicada, comente as primeiras justificativas de Frederick Taylor para a iniciação da Administração Científica.
3 - Henry Ford se baseou nos estudos e aplicações de Frederick Taylor e desempenhou com maior atenção alguns dos seus aspectos. Liste tais aspectos e comente-os relacionando a primeira aula ao texto indicado.
RESPOSTAS:
1. Taylor acreditava que pagar altos salários e ter baixos custos unitários de produção era vantajoso para as empresas. Porém, não se preocupava se a remuneração dos trabalhadores era justa, a ponto de atender às necessidades destes operários.
Para Taylor, o planejamento da empresa era uma função exclusiva do gerente e a execução das tarefas cabia ao nível operacional. Já a Escola Humanista apresentou uma ideia diferente do gerente, este tendo um papel mais amplo e cabendo-lhe não só a comunicação entre os administradores e operários, mas, também, a comunicação e cooperação entre todos os níveis.
2. Antes da Revolução Industrial, quase todos os trabalhos eram feitos de maneira artesanal e empírica, porém, com a Revolução, mudanças aconteceram radicalmente, necessitando de algo ou de alguém que conseguisse por ordem a esse novo modo de trabalhar. Daí, surgiu Taylor, com várias ideias e teorias, a fim de organizar as empresas, com o intuito de melhorar o rendimento e aproveitar os recursos e os trabalhadores.
3. Ford utilizou os princípios de fabricação através da linha de montagem, que já havia sido abordado pela Administração Científica. Ford também projetou o Modelo T que englobou os elementos principais da Administração