Gestão do conhecimento: uma visão executiva
Por: José Morched Carneiro
Gestão do Conhecimento: uma Visão para Executivos
SUMÁRIO
1. Resumo 3
2. Introdução 4
3. Dados a Conhecimento. 5
3.1. Dados 5 3.2. Informações 6 3.3. Conhecimento 6
4. Conhecimento Empresarial 7
4.1. Conhecimento como Ativo Corporativo 7 4.2. Criação do Conhecimento Empresarial 8
5. Gestão do Conhecimento Empresarial. 10
6. Estratégias de Aplicação da Gestão do Conhecimento 12
7. Abrangência da Gestão do Conhecimento. 14
7.1. Fatores Estratégicos e o Papel da Alta Administração. 14 7.2. Cultura e valores organizacionais 14 7.3. Estrutura Organizacional 15 7.4. Administração de Recursos Humanos 15 7.5. Sistemas de Informações 16 7.6. Mensuração de Resultados 17 7.7. Aprendizado com o Ambiente 18
8. Uma Visão para Gestão do Conhecimento na CELG. 18
9. Conclusão 20
10. Referências Bibliográficas 22
1. Resumo O presente texto tem como objetivo apresentar a Gestão de Conhecimento, a definição e características básicas, proporcionando ao leitor uma visão de uma possível implantação nas empresas, bem como, as vantagens oriundas desta.
Conhecimento é derivado da informação da mesma forma que informação deriva dos dados, mediante os quais, a tecnologia da informação está mudando o modo de trabalhar e o modo de ser das pessoas. Entretanto, dispor de tecnologia da informação não implica na obtenção de informação e conhecimento, pois esta é apenas um meio.
O que faz as organizações funcionarem é o conhecimento. O qual não é novo, novidade é reconhecê-lo como um ativo corporativo e trabalhar na sua gestão para gerar conhecimento útil.
A Gestão do Conhecimento é um processo sistemático que maximiza a geração, codificação, disseminação de conhecimentos, com o propósito de mudar paradigmas, transformando as empresas em organizações que aprendem.
A aplicação