Gestão do Conhecimento KM
ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS II
São Paulo 2014
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PRATICA
No mundo corporativo e na sociedade em geral estão diante de um cenário de complexidade, globalização da economia, impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações é uma realidade que inegável.
Nesse contexto que o conhecimento a gestão do conhecimento (KM, do inglês Knowledge Management) e um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas das empresas.
Entende-se que o KM é a modelagem de processos corporativos a partir do conhecimento. O KM seria a estruturação das atividades organizacionais encadeadas interna e externamente, com base em parâmetros gerados pela monitoramento constante dos ambientes interno e externo (mercado ,cadeia de valor, etc).
A implantação desse processo que gere, armazena, gerencia e disseminam o conhecimento tem se tornado um novo desafio a ser enfrentado pelas empresas, pois o conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de todo o conhecimento que existe na empresa pode ser aproveitado, pois aquilo que está explicito é uma pequena parcela do que existe de conhecimento, apenas precisa ser identificado, organizado, e armazenado, no qual todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização. Para a maioria das empresas o KM é um sistema de gerenciamento corporativo uma pesquisa realizada entre executivos acreditam que essa é uma ferramenta tecnológica uma pequena parcela de entrevistados identifica o KM como meio pela qual as empresas podem ganhar poder na competição.
O KM significa organizar e sistematizar em todos os pontos de contato, a capacidade da empresa de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar , modelar, armazenar, disseminar , implantar e gerencia informação, tanto interna como externa.
A informação aplicada, o conhecimento passa ser um ativo para as empresas já realidade