Gestão do conhecimento e educação corporativa na Vale
A gestão do conhecimento na empresa se organiza por meio do fomento a comunidades de prática e de redes de aprendizagem coletiva, de compartilhamento do conhecimento. É um grande desafio porque a educação formal não incentiva o desenvolvimento de habilidades para isto, e a empresa precisa vencer esta dificuldade e a resistência correspondente. Também a explicitação e sistematização do conhecimento tácito é um desafio, pois também a educação formal não incentiva nem desenvolve isto nas pessoas.
A apresentação em PowerPoint descreve a estrutura de organização da Valer e de sua articulação com a gestão do conhecimento. O modelo também se baseia nas "trilhas" de aprendizagem que o Banco do Brasil usa.
Com o surgimento da internet e a globalização como uma realidade, o conhecimento, principal valor intangível das empresas, pôde circular de maneira mais rápida e se democratizar na sociedade e no interior das companhias. Mas como ter políticas e práticas para proteger, reter e disseminar, de forma sistêmica, esse recurso presente na cabeça das pessoas e nos processos e demandas dos departamentos? Rever modelos de gestão para trabalhar mais efetivamente com a matéria-prima "conhecimento" exigia dinâmicas próprias que precisavam ser entendidas no contexto organizacional. A partir daí foi que a gestão do conhecimento (KM, do inglês Knowledge Management) surgiu para tentar