Educação corporativa
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO CORPORATIVA
PROFESSORA: ANA CLAUDIA MAIA
2
AS MUDANÇAS NO AMBIENTE DE NEGÓCIOS
A educação no mundo inteiro está passando por uma transformação drástica. Segundo Meister
(1999; 207), o aluno tradicional de 18 a 24 anos que há vinte anos atrás respondia por 80% do mercado de educação, hoje representa apenas 56% daqueles que buscam obter educação superior. O futuro pertence ao adulto profissional, o qual estima-se que responda por 44% do mercado educacional, mas que deverá ser o segmento de maior crescimento do mercado de educação de nível superior no século vinte e um.
Para se manter competitivas, as empresas estão tendo de fazer mudanças com bastante freqüência. No entanto, a maioria dos esforços nesse sentido não tem trazido os resultados esperados. De uns tempos para cá, isso abriu caminho para uma nova e poderosa proposta: a organização orientada para o aprendizado. Por isso pode-se dizer que a era do planejamento estratégico está se transformando rapidamente em era do aprendizado organizacional.
No Brasil, existe apenas a tendência, na medida em que as empresas começam também a perceber a necessidade de repensar seus tradicionais centros de T&D (Treinamento e
Desenvolvimento), de modo que possam contribuir com eficácia e sucesso para a estratégia empresarial, agregando valor ao resultado do negócio.
Esta disciplina pretende lançar alguns aspectos importantes nesta reflexão sobre as possibilidades, desafios e limitações de se estabelecer parcerias profícuas e revitalizadoras entre universidades ou institutos de ensino superior tradicionais e esta nova modalidade de educação corporativa.
Uma universidade corporativa deve estar envolvida em todas as fases da educação, desde identificar as necessidades atuais e futuras da empresa e elaborar os cursos até colocá-los em prática. A verdadeira universidade corporativa treina além de seu pessoal, clientes, fornecedores e a comunidade