Gestão do conhecimento: estudo de caso dos mísseis trident.
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Gestão do Conhecimento para obtenção de avaliação.
Sumário 1. Introdução 4 2. Missão, visão e valores da empresa 5 3. Forças competitivas segundo os referenciais básicos de Porter 6 4. Análise do ambiente externo da empresa 10 5. Forças e fraquezas identificadas 11 6. Recomendações sobre o desenvolvimento e crescimento da empresa 13 7. Conclusão 14 Referências 15
Introdução
Este trabalho tem como objetivo traçar um paralelo entre o conteúdo ministrado na disciplina Planejamento Estratégico e o estudo de caso dos mísseis Trident. Nele, será abordado todo conteúdo da disciplina, começando pela descrição e conceito da Gestão do Conhecimento nas organizações.
Logo após, responderemos a duas questões cruciais: Porque houve perda de conhecimento no decorrer do projeto e ainda, como isso poderia ter sido evitado se a organização usasse no seu dia a dia mecanismos desenvolvidos pela Gestão do Conhecimento.
Gestão do Conhecimento Organizacional.
O conhecimento é muito mais do que alguém sabe ou conhece. Ele também é o conhecimento acumulado por uma organização no decorrer de sua existência, e esse conhecimento é um dos principais ativos que uma empresa pode ter. Por essa importância, todo esse conhecimento deve ser administrado, e a Gestão do Conhecimento é o processo através do qual as organizações geram valor a partir de seu capital ou ativos intelectuais.
Quando se fala em geração de valor, estamos falando de compartilhar informações e conhecimento, aproveitando o ativo intelectual de cada um para disseminar o conhecimento entre todos os colaboradores de uma organização. O capital intelectual representa o inventário de conhecimentos gerados pela empresa e expressos como tecnologia (patentes, processos e produtos), informação (conhecimento de clientes, fornecedores, oportunidades) e habilidades desenvolvidas pelos