EXEMPLO
A finalidade deste trabalho que foi baseado no estudo de caso sobre os mísseis Trident, foi responder aos questionamentos apresentados sobre perda de conhecimento no decorrer do projeto e como isso poderia ter sido evitado se a organização utilizasse os mecanismos desenvolvidos pela Gestão do Conhecimento. Apresentando ainda exemplos da vivencia prática.
ESTUDO DE CASO
“Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação. Conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos.
Para falar de conhecimento, é necessário falar sobre dados, é uma mistura de códigos e informação é o resultado do processo de manipulação desses dados, assim, o conhecimento pode ser considerado uma informação com uma utilidade.”
Ele também é o conhecimento acumulado por uma organização no decorrer de sua existência, e esse conhecimento é um dos principais ativos que uma empresa pode ter. Por essa importância, todo esse conhecimento deve ser administrado, e a Gestão do Conhecimento é o processo através do qual as organizações geram valor a partir de seu capital ou ativos intelectuais.
Quando se fala em geração de valor, estamos falando de compartilhar informações e conhecimento, aproveitando o ativo intelectual de cada um para disseminar o conhecimento entre todos os colaboradores de uma organização. O capital intelectual representa o inventário de conhecimentos gerados pela empresa e expressos como tecnologia (patentes, processos e produtos), informação (conhecimento de clientes, fornecedores, oportunidades) e habilidades desenvolvidas pelos colaboradores.
Segundo Chiavenato, existem alguns desafios para a Gestão do Conhecimento, são eles: criar uma infraestrutura administrativa do conhecimento. Essa tarefa requer a construção de um banco de dados, redes e estação de trabalhos, construir uma cultura do conhecimento; derrubar barreiras e criar mecanismos para o