interpretacao textual
Interpretação textual:
1.Leia o texto no mínimo duas vezes. Na primeira leitura, atenha-se ao tema, as ideias expressas de forma geral pelo autor, na segunda, veja como o texto está articulado, a orden em que as ideias são desenvolvidas.
2. .Sublinhe, em cada parágrafo, o tópico frasal, ou seja, a ideia mais importante. Observe as ideias principais do parágrafos. Um parágrafo geralmente mantém com outro uma relação de continuação, conclusão ou oposição. Identifique as ideias e essas relações. 3. Grife o conectivos. Busque compreendê-los. 4. Leia com muito cuidado os enunciados das questões, sem pressa, para entender bem a pergunta.
5. Atente para palabras em destaque no texto.
6. Atente para todo e qualquer juízo de valor expresso pelo autor, seja em afirmações, perguntas..
7. Leia as entrelinhas do texto. As vezes nem tudo é dito “na lata”, claramente, mas está implícito. Pressuponha e infira de acordo com o texto.
8. Atente para as seguintes características do texto: fonte, ano, características psicológicas do autor, leia bastante mídias diversas. Informe-se sobre “os asuntos do momento” e o que grandes autores pensam a respeito.
9. Se o foco do enunciado for o tema ou as ideias principais, leia com atenção a introdução e/ou a conclusão. Na conclusão principalmente você terá um resumo expresso da ideias principais.
10. Se o enunciado questionar sobre o item “argumentação”, “ideia expressa no texto” concentre-se no desenvolvimento.
10. Olhe com especial atenção os pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos, etc., chamados vocábulos relatores, porque remetem a outros vocábulos do texto e sempre há questões envolvendo-os.
11.
12. Releia os grifos. Ao reler todos o grifos que você acreditar ser as ideias do autor você terá potencialmente as respostas das perguntas da prova.
EXERCITANDO:
(ENEM 2013)
“Nasce daqui