Estudo de caso “Mísseis Trident”,
Este trabalho foi desenvolvido como requisito para avaliação na disciplina Marketing, informações e Inteligência Competitiva, do MBA em Administração Estratégica, da Universidade Estácio de Sá. Trata-se de um estudo de caso “Mísseis Trident”, onde, buscaremos analisar, de acordo com os conhecimentos adquiridos nas aulas e nos debates em fórum, os casos onde ocorrem erros na gestão do conhecimento nas organizações.
Primeiramente, vamos analisar o conceito de Gestão do Conhecimento, buscando o compreender seus principais conceitos, os seus objetivos e enquadrar ao caso dos Mísseis Trident, apresentado para análise e estudo. Daremos seguimento abordando um pouco sobre a Inteligência Competitiva. E finalizaremos identificando alguns casos que podem ser considerados como “mísseis Trident” da nossa realidade, discutindo as questões apresentadas no Estudo de Caso.
Desenvolvimento
Gestão do Conhecimento
O atual cenário empresarial cada dia se reestrutura e ganha novas formas, tornando-se cada vez mais complexo. Com isso, surge a necessidade de informar, registrar todos os processos desenvolvidos na organização. E é nesse contexto que se encaixa a gestão do conhecimento.
Segundo Luchesi (2012), não basta ter muito conhecimento sobre algo para que se tenha uma potencial vantagem competitiva, mas é necessário que este conhecimento esteja aliado a uma gestão de criação e implantação de processos, que permite que gerenciem, armazenem e disseminem o conhecimento.
A gestão do conhecimento parte da premissa de que todo conhecimento existente nas organizações, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores podem usufruir de todo conhecimento presente na organização (LUCHESI, 2012, P.2).
Do Inglês – Knowledge Management – Gestão do Conhecimento, é considerada como um sistema de gerenciamento corporativo, que tem como