administração
Objetivos
Os principais objetivos da língua e linguagem na comunicação empresarial é conscientizar as pessoas da existência de variadas modalidades de linguagem: são diferentes e não superiores uma á outra; a modalidade não é superior a a outra, pois a língua balizada pela norma culta não é superior á língua balizada pela espontaneidade, a chamada língua coloquial.
A modalidade escrita segue normas gramaticais, mas não pode ser prisioneira dela e o uso no dia a dia o importante é dominar uma modalidade apropriada á comunicação de nossas ideias.
Linguagem, sistema, língua e norma
Entre expressões que são utilizadas, as que merecem bastante cuidado é as: linguagem, língua escrita e oral, sistema, norma e fala.
Entre todas as expressões a linguagem é a mais utilizada para estabelecer uma boa comunicação. Na linguagem humana seria de todos os sistemas de signos o mais complexa, pois seu aparecimento e desenvolvimento devem-se ao fruto de aprendizagem social e reflexão da cultura de uma comunidade. A linguagem verbal é um tipo que a sociedade mais usa no seu dia a dia.
A linguagem é uma característica humana universal, enquanto a língua é a linguagem particular de uma comunidade, um grupo ou um povo.
Língua é um código que permite a comunicação, um sistema de signos e combinações. Assim, enquanto a língua é um conjunto de potencialidades dos atos de fala, esta em um ato de concretização da língua. A fala é a atualização da língua pelo individuo, o uso individual da língua é denominado discurso ou fala e é o resultado da necessidade de comunicação.
As características entre língua e fala: a língua é sistemática, tem certa regularidade, é potencial, coletiva; a fala é assistemática, nela se observa certa variedade, é concreta, real, individual.
A norma varia do segundo a influência do tempo, espaço geográfico, classe social ou profissional, nível de cultura do falante. As normas tem muitas diversidade, visto