GESTÃO DE TALENTOS HUMANOS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Assunto: “O Lado Humano da Avaliação de Desempenho”
1) Como é que a comunicação frequente, entre chefe e subordinado, poderá diminuir o medo da avaliação?
Com a comunicação diária, o desenvolvimento é contínuo, ou seja, quando o colaborador recebe sua avaliação “formal” uma ou duas vezes ao ano, não tem surpresas, pois é o resultado de um processo já conhecido e que acaba fazendo parte do seu dia a dia.
2) Quais são os elementos importantes do planejamento de avaliações de desempenho em organizações?
Gestão por competência, definir o objetivo da avaliação, o processo e o benefício para ambos, avaliador e avaliado.
3) Será que cada funcionário precisa saber como está se saindo? Explique a questão.
Com certeza, pois através do feedback o funcionário conhece seus resultados e entende como está seu desempenho, o que é esperado de seu gestor e até de seus colegas. O gestor também terá oportunidade saber como as pessoas desempenham suas atividades para ter uma ideia de seu potencial e assim traçar um plano de desenvolvimento junto com seu colaborador.
4) Que exemplo poderia ser dado de como se deve avaliar o desempenho, e não a pessoa? O que traz resultado não é a aparência, idade, gênero e nem o nível social da pessoa em questão, mas sim se esta pessoa é experiente e/ou domina o conhecimento necessário para a função. Ex. uma vaga de supervisor, duas pessoas se candidatam, João que é funcionário e há anos trabalha no setor e tem curso de especialização, e Maria que também tem curso, porém pouca experiência e ainda foi indicada por um executivo da empresa em questão.
5) O que o subordinado ganha com um chefe franco e específico?
6) Quais são as razões para que chefe e subordinado discutam e concordem mutuamente quanto a objetivos, deveres e padrões?
Melhorar a produtividade do indivíduo à medida que é aceita pelo colaborador e pela organização. Também é importante para