Gestão de saúde
Gestão de Saúde - Enfermagem
RELATORIOS
2013/1
UBS
Visitamos o centro de saúde Carlos Chagas, que se encontra na região centro-sul de Belo Horizonte na rua
Alameda Ezequiel Dias, 345; por estar em uma região central tem um perfil um pouco diferente das outras UBS.
Como toda unidade básica de saúde o Carlos Chagas contém consultórios, sala de vacina, farmácia, consultório odontológico, porém atende uma população diferenciada, a população de rua, além disso a maior parte dos moradores dessa região são idosos.
Para atender a população de rua o centro de saúde conta com uma POP, centro de referencia especializado para população em situação de rua, os quais são atendidos em consultório diferenciados. Para auxiliar a POP existe uma proposta para ampliar o acesso dessa população aos serviços, chamada consultório de rua, que é composto por um enfermeiro, psicólogo, assistente social, T.O, medico e técnico de enfermagem .
Apesar da população centro sul ser em sua maioria idosa, o centro de saúde Carlos Chagas não tem equipes de
PSF apenas PACS, programa de Agentes Comunitários de
Saúde que o objetivo é contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade, porém a ação da equipe de saúde da família seria muito importante pra garantir além da qualidade de vida, a saúde da população.
Em uma conversa com a gestora da USB ela nos apresentou conceitos importantes que são aplicados diariamente no trabalho do centro de saúde,é o apoio matricial e a intersetorialidade se servem como um apoio para a promoção da saúde, no apoio matricial outros profissionais de saúde auxiliam, dão um segundo olhar no caso de um paciente, e a intersetorialidade ocorre quando outros órgãos públicos atuam para resolver o problema de um paciente.
Ambulatório
Visitamos o ambulatório do Hospital das Clinicas, onde são encaminhadas os pacientes com problemas mais graves, que não foi possível resolver na UBS.
O