Gestão de Riscos em Projetos, como mitigar e transformar essa análise em uma vantagem na gestão dos projetos.
Adevaldo José dos Santos adevaldosantos@hotmail.com Resumo
O presente artigo tem por meta abordar a oportunidade gerada na tomada de decisão empresarial após a análise e mitigação de riso. O risco de um projeto pode e deveria ser encarado como uma grande oportunidade de criarmos uma vantagem no gerenciamento do projeto da organização.
Atualmente temos ferramentas e técnicas disponíveis dentro de planejamento de projeto, que podem seguir de orientação na identificação, qualificação e auxiliar na busca de respostas aos riscos de um projeto, com o intuito de protegê-lo de más consequências geradas a partir desses riscos, e também gerar oportunidades de melhorias e agregando valor na gestão do projeto.
Ressaltando que caso estes riscos não recebam o tratamento necessário, esse gerenciamento de risco poderá se tornar um custo extra ao projeto e não uma vantagem.
O artigo presente tentará apresentar uma teoria e análise objetiva, para auxiliar os gerentes de projetos no gerenciamento de riscos, para poder o transformar em oportunidades de melhorias e vantagens para organização.
Palavras – chaves
Riscos, Gestão de Riscos, Gerenciamento de Riscos, Análise de Riscos
1. Introdução
Em um mundo cada dia mais globalizado, continua evolução dos meios de comunicação aliados ao progresso da informática impôs uma dinâmica de aceleração progressiva aos processos de mudança em geral. Este fenômeno tem feito com que cada vez mais as organizações procurem buscar o estado de excelência nas suas atividades, sejam elas em relação a um determinado produto ou serviço. Ao buscarem este estado de excelência, algumas organizações descobrem determinados riscos em seu percurso, que precisam ser monitorados, controlados e contornados.
As empresas devem possuir um mecanismo de resposta rápida às mudanças. Porém, apenas responder de forma rápida a um