trabalho
PASSO 1
O papel da Direção é acionar e dinamizar a empresa, ou seja, fazer as coisas andarem e acontecerem. A Direção, como uma das funções administrativas, está relacionada com colocar as pessoas em ação. É a atribuição gerencial ligada ao exercício da liderança, exercendo influência sobre os funcionários. A influência pode ser feita por diversas formas persuadindo, recompensando, punindo ou coagindo, mas é preferível o uso da persuasão e do convencimento, e o uso da autoridade como último recurso.
DIREÇÃO é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas, dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem, tarefa é um trabalho que se há de concluir em determinado tempo; serviço é o exercício de funções obrigatórias, ou, então, o desempenho de qualquer trabalho, principais meios de direção empresarial: a Ordens ou Instruções transmitir decisões aos subordinados são dadas ou emitidas pelos encarregados da direção, enquanto ao empregado cumpre obedecer, executando o que lhe foi determinado.
O Controle como função administrativa tem a finalidade de assegurar que os resultados daquilo que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos estabelecidos. O controle é um processo cíclico composto de quatro fases: Estabelecimento de padrões; Observação do desempenho; Comparação do desempenho com os padrões estabelecidos; Ação corretiva.
O Planejamento é a primeira função administrativa, que determina quais são os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para alcançá-los. Nenhuma empresa pode trabalhar na base do improviso. É essencial estabelecer os resultados futuros que se pretende atingir, dentro de um certo espaço de tempo, e aplicando-se certa quantidade de recursos. Devem ser estabelecidos objetivos mais gerais, amplos e genéricos a serem perseguidos pela empresa como um todo, e