Gestão de RH
Recursos humanos é uma área nova no mercado de trabalho, surgiu em torno do século XX. Foi criada durante a revolução industrial, visando melhorar a relação empregador e empregado. Antigamente o trabalhador era visto apenas como uma máquina de produção, não havia muito preoucupação com suas condições. Com a realização de que o homem é principal parte do trabalho, o setor de recursos humanos tornou-se uma área mais pró-ativa, valorizando o trabalhador como pessoa. Para isso o setor se estruturou em diversas áreas, tais como:
-Departamento Pessoal
-Recrutamento e Seleção
-Treinamento e Desenvolvimento
-Cargos e Salários
-Higiene e Segurança no Trabalho
-Bem-Estar Social
-Relações Trabalhistas
-Avaliação de Desempenho
A primeira área a existir foi a de administração pessoal, conhecida como Departamento Pessoal, ou DP.
As áreas mais recentes do RH estão mais ligadas à remuneração e benefícios.
Hoje em dia, outras áreas vêm sendo incorporadas aos recursos humanos, como Endomarketing e Responsabilidade Social.
RELAÇÃO EMPREGADO/EMPREGADOR
Empregador: pessoa física ou jurídica que contrata alguém para lhe prestar serviço como empregado. A lei dá ao empregador certos direitos sobre o trabalho do empregado, como a designação de tarefas, realização de horas extras, escolher a época de férias do empregado, controlar a realização do trabalho, entre outras atividades, sempre respeitando a lei e a constituição
Empregado: pessoa contratada para prestar serviçoes a um empregador, em uma carga horária definida, recebendo salário, o serviço deve ser subrodinado, com o empregador sempre determinando como o empregado deve realizar seu trabalho. O empregado tem uma série de direitos, como férias, 13º salário, licença maternidade, entre outros, todos previstos na lei.
A relação entre o empregado e o empregador é chamada de relação de emprego.
TIPOS DE RECRUTAMENTO
Com a industrialização e a forma como o trabalho era tratado,