Gestão de resultados na agricultura: o processo de armazenagem como estratégia de comercialização
Pacheco, V.; Pires, E. A.; Pizzo, J. C. M, Willrich, A. F. G, Bann, L. T; Oliveira, T. A. de.
Este artigo trata-se de uma análise da adoção da armazenagem para especulação como estratégia de comercialização dos produtos agrícolas, mais especificamente do café, considerando a sazonalidade do produto nos preços de venda, os custos de armazenagem e o conceito de custo de oportunidade. No entanto, sendo possível fazer uma comparação entre o resultado da venda em época de colheita com o resultado obtido na armazenagem do produto desde a colheita até o período de entressafra, período em que o preço esteve mais favorável, demonstrando as vantagens do método de armazenagem e também orientando ao produtor pensar em outras variáveis na estratégia de comercialização dos produtos agrícolas.
Palavras Chave: Sazonalidade; Armazenagem; Agronegócio; Custo de Oportunidade.
Sabendo que o café é algo sazonal, e que consequentemente os preços baixam na época de colheita e aumentam na entressafra, ou seja, há também a sazonalidade dos preços que é causada pela simples questão da colheita não ocorrer durante o ano inteiro. Portanto, neste cenário entre produção e estocagem, o produtor fica reprimido em relação há estabelecer uma estratégia para a comercialização do produto para maximizar o retorno, pensando compensar os riscos e incertezas inerentes ao mercado agrícola.
No entanto, na época da colheita há o aumento na oferta e consequentemente baixa nos preços, como alternativa, o produtor tem a possibilidade de armazenar a produção, ou parte desta, ficando na espera de obter um preço mais favorável no futuro com base na expectativa da elevação dos preços nos períodos de entressafras.
Entretanto, a sazonalidade é uma característica da maioria das cadeias produtivas do agronegócio. Essa especificidade acarreta uma série de consequências na dinâmica de funcionamento dos agentes