Administraçao
RESUMO
Devido à grande complexidade dos fatores que exercem influência na rentabilidade e sobrevivência das propriedades rurais, buscou-se aplicar uma analise estratégica sobre a gestão da empresa agrícola, diante de problemas de insegurança, por motivo falência de unidades de armazenamento e comercialização na região onde se localiza a propriedade em estudo, baixo valor agregado, qualidade na armazenagem e conseqüência qualidade do produto, problemas de deslocamento na safra, entre outros. Buscou-se analisar, quais as estratégias utilizadas pela propriedade diante destes problemas, aplicando o modelo das cinco forças, para analise e definição dos resultados e logo após, a análise SWOT, para complementar o diagnóstico e avaliação estratégica.
PALAVRAS-CHAVES: propriedade agrícola, análise estratégica, produção, armazenagem de grãos.
1. INTRODUÇÃO
A preocupação dos proprietários rurais em aperfeiçoar cada vez mais a gestão das propriedades e alocação dos recursos, é cada vez maior, devido à globalização e a necessidade de manutenção no mercado competitivo de altos investimentos, onde requer um enorme jogo de cintura dos administradores, que estão submetidos às incertezas, sejam elas climáticas, de preços ou ainda de aceitação do mercado.
Para que as propriedades obtenham sucesso é preciso que elas possuam diferenciais em relação a propriedades tradicionais, que a tornará competitiva em relação às outras. Normalmente as propriedades que inovam, não somente no sentido de tecnologias de produção, que não deixa de ser importante, mas também nas estratégias de administração e de planejamento das atividades e do o rumo que a empresa vai tomar quais seus objetivos, seus alvos e sua ambição.
Diante do contexto das propriedades este trabalho tem por objetivo analisar o ambiente interno e externo da propriedade, como ela desenvolve seus planos de ação, qual sua metodologia de organização e se tudo que ela planeja