Gestão de Recursos Humanos
RECURSOS HUMANOS
ESTG
GESTÃO
Ana Lemos, nº13637
Filipa Pontes, nº14316
Inês Peixoto, nº14493
Johana Liquito, nº15567
A COMUNICAÇÃO
ORGANIZACIONAL E A
GESTÃO DE
Evolução e
Atualidade
PALAVRAS-CHAVES o Comunicação Organizacional;
o Recursos Humanos.
Identificação:
RUÃO, T. (1999). “A Comunicação Organizacional e a gestão de Recursos Humanos.
Evolução e actualidade”, Cadernos do Noroeste, vol. 12, nº 1-2, pp. 179-194, CCHS Centro de Ciências Históricas e Sociais, Universidade do Minho, Braga
PROCESSO COMUNICATIVO
IDEIAS DIRETRIZES
A comunicação acontece no ser humano permanentemente sem se poder “desligar”, é inevitável; A comunicação é anterior ao estabelecimento de uma organização, mas deverá acompanhar toda a sua vida;
A Comunicação Organizacional é, então, “o processo através do qual os membros de uma organização reúnem informação pertinente sobre esta e sobre as mudanças que ocorrem no seu interior, e a fazem circular endógena e exogenamente. A comunicação permite as pessoas gerar e partilhar informações, que lhes dão capacidade de cooperar e de se organizarem”, (Kreps, 1990).
É necessário haver um departamento ou função dedicada especificamente aos RH, para não deixar a preocupação de gerir o pessoal a todos e simultaneamente a ninguém. E serão tarefas internas tais como:
oPlaneamento; oRecrutamento; oSeleção; oFormação; Fator
Humano
oAvaliação e desenvolvimento do pessoal.
PERSPETIVA HISTÓRICA
A Teoria Clássica oMax Weber, Henry Fayol e Frederick Winslow Taylor; oFoco no controlo global da organização e não nas tarefas; oModelo mecanicista - Fator humano é desvalorizado; oComunicação como mero instrumento de comando e controlo; oCompensação monetária como motivação.
PERSPETIVA HISTÓRICA
A Escola das Relações Humanas oElton Mayo, Chester Barnard, Douglas MacGregor e Rensis
Likert;
oSistema social complexo; oFoco no individuo e nas relações sociais;