gestão de recursos humanos
1.1 Políticas de Recursos Humanos
Segundo Chiavenato (2004), as políticas surgem de acordo com as necessidades culturais da organização em função da sua filosofia ou cultura. Essas políticas são as regras utilizadas com o intuito de alcançar um objetivo, através dessas regras é possível evitar ações indesejáveis e que ofereçam riscos para a organização, também favorece para o desempenho das atividades, evitando que os subordinados procurem desnecessariamente seus gerentes tornando assim os processos mais ágeis. A partir dos conceitos do autor a Candy Express irá investir na qualificação de seus profissionais, formando assim uma equipe capacitada, integrada aos processos e que valorizem cada colaborador de modo a agregar valor para a organização.
As políticas de Recursos Humanos da Candy Express serão formadas por um sistema de recrutamento e seleção baseado nos valores, cultura, e princípios da empresa, fazendo uso de uma expertise própria para o sistema de recrutamento.
1.1.1 Recrutamento
Chiavenato (2000) define recrutamento como sendo o conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivo, atrair candidatos com potenciais e qualificados, capazes de ocupar cargos dentro da organização. O recrutamento é feito, quando a empresa encontra necessidade de buscar algum candidato no mercado para suprir alguma necessidade interna.
Para Gil (2001), com base na descrição da função, o selecionador define o perfil do indivíduo adequado para preencher a vaga e a partir daí ele deverá definir onde encontrá-lo. O recrutamento da Candy Express será externo e buscará por profissionais com potencial no mercado, através do cadastro de currículos no site da doceria e por meio de cadastros em sites corporativos como o Vagas.com e Manager online.
Os profissionais também serão escolhidos por meio da apresentação de outras pessoas que atuam no segmento alimentício, anúncios em jornais e ainda pela indicação dos cursos