Gestão de recursos humanos
Curso: Gestão de Empresas
3º. Ano – 1º. Semestre – 2011
Aula 1
Para a introdução da cadeira vamos primeiro definir os recursos humanos, conceituar as organizações, dando ênfase às pessoas.
As organizações possuem vários recursos que são mobilizados e organizados com vista a alcançar um objectivo. Esses recursos podem ser humanos, financeiros, físicos, tecnológicos e informação.
Nesta cadeira, o nosso foco são os recursos humanos.
O que são recursos humanos?
É chamado recursos humanos ao conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim ao departamento cuja função é adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
O objectivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.
No estudo de Gestão de Recursos Humanos existem 3 palavras chaves que resumem a função recursos humanos, que deverão reter pois toda a matéria em que nos debruçaremos terá como pressuposto uma ou a associação de duas ou as três palavras de forma integrada.
Essas palavras são: Atrair, Reter e Desenvolver .
Ao longo das 16 semanas, verão que não tratamos nada mais, nada menos que este trinómio, de atrair, reter e desenvolver, os recursos humanos, que são o cliente interno e o activo mais importante que as organizações possuem.
Alguém seria capaz de responder porquê que as organizações preocupam-se em atrair, reter e desenvolver os seus recursos humanos?
De acordo com Câmara et. Al. (398), a gestão moderna tem uma preocupação contínua em encontrar respostas adequadas às exigências dos recursos humanos, às mudanças do mercado de trabalho, servindo assim como a entidade fornecedora de produtos ou serviços que satisfaçam os seus clientes internos. Clientes internos são os recursos humanos que a organização possui.
Contudo antes de conceituarmos atrair, reter e desenvolver, importa sabermos o