gestão de qualidade total para trabalhos feitos
O conceito de qualidade se modificou bastante ao longo dos tempos, passando de simples processo de manufatura, onde se tentava fazer melhorias específicas em alguns pontos, tornando-se hoje fator crítico para a sobrevivência da organização, abrangendo todos os seus aspectos.
2.1 O que significa perspectiva estratégica da qualidade?
As ações estratégicas são aquelas que impactam direto na sobrevivência das organizações.
A visão estratégica comporta, portanto, duas dimensões. A primeira dimensão é a espacial, que inclui a organização como um todo e o ambiente onde ela está inserida e a segunda é a dimensão temporal, em que são analisadas variáveis que vão se alterando ao longo do tempo.
Essas características fazem com que decisões estratégicas tendam a considerar análises abrangentes e de longo prazo. Além disso, a perspectiva estratégica das organizações pressupõe a perspectiva estratégica das pessoas, que compõem a organização e são sua mola propulsora.
A perspectiva estratégica da qualidade portanto, trata da colocação da qualidade em um contexto amplo, em geral de longo prazo, em que a qualidade não é vista de forma isolada, mas inserida em um modelo em que se consideram os aspectos essenciais da sobrevivência da organização e de como a qualidade os afeta e é por eles influenciada.
2.2 A qualidade como fator de liderança estratégica.
Transformar organizações em líderes em suas áreas de atuação nem sempre é tarefa fácil.
A qualidade é uma forma de conceber a atuação da organização no mercado e, por extensão, na sociedade. Esta forma de concepção pode ser o diferencial básico que não apenas garante a sobrevivência, mas a evolução da própria organização, uma vez que existem empresas que nasceram pra liderar e lideram, outras nasceram para liderar e ainda há as que simplesmente nasceram. A qualidade como fator de liderança é o que vai impulsionar o terceiro tipo de empresa citada para que chegue no nível da primeira empresa