Gestão de projetos
As Empresas buscam lugares melhores no mercado através de lançamentos de novos produtos ou até mesmo de uma modificação nos modelos já existentes. Porém se essa mudança não acorrer de forma profissional e planejada, a organização corre o risco de sofrer com o alto custo e o tempo que o projeto exige para somente ao final, a organização perceber que o mercado não necessitará desse produto ou a viabilidade de produção não compensará o valor que o produto terá para a Empresa.
Com um gerenciamento de projeto adequado, a organização será capaz de atender as exigências do cliente moderno com maior qualidade e preço competitivo, além de a organização se destacarem perante o mercado.
Este trabalho sugere a prática correta de gerenciamento de projetos, com profissionais qualificados, ferramentas e técnicas necessárias para executar o planejado.
A gerência de projetos tem sua origem representada desde a antigüidade, através das relíquias dos períodos históricos como a construção da Grande Pirâmide do Egito e as catedrais da Europa, por exemplo. Suas origens apesar de não estarem muito claras produziram resultados evidentes, até hoje. Segundo a revista Fortune, july 10, 1995, pp. 179-180, a criação e o emprego de projetos ocasionaram mudanças na História, como por exemplo: a bomba atômica, o Eurotúnel, entre a França e a Inglaterra e os projetos de exploração espacial.
O mundo empresarial de hoje, apresenta um elevado grau de competição, de mudanças e de adaptações constantes. A evolução dos meios de comunicação aliados ao progresso dos recursos tecnológicos impõe uma dinâmica aceleração nos processos de mudança.
As Empresas de uma forma geral, devem possuir mecanismos de respostas rápidas para as mudanças. Porém, apenas responder de forma rápida a um estímulo não atende as necessidades dos mercados, é preciso ser proativo, onde levam vantagens àquelas Empresas que conseguem se antecipar às mudanças do mercado.
Ao mesmo tempo em que a