Gestão de Projetos
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 PROJETO
De acordo com Vargas (2009, p. 23) “os projetos podem ser aplicados em praticamente todas as áreas do conhecimento humano, incluindo os trabalhos administrativos, estratégicos e operacionais, bem com a vida pessoal de cada um”.
Vargas (2009) logo abaixo apresenta alguns exemplos de áreas na qual projeto pode estar presente, são esses que seguem:
Instalação de uma planta industrial;
Redação de um livro;
Reestruturação de um determinado setor ou departamento da empresa;
Elaboração de um plano de marketing e publicidade;
Lançamento de um produto ou serviço;
Informatização de um determinado setor da empresa;
Construção de uma casa;
Realização de viagem.
Sinônimo de projeto pode ser colocados como afirma Prado (2004)
Empreendimentos: como sinônimo de projeto.
Investimentos: em ambiente de fábricas, relativamente a projetos internos que necessitam de investimentos e que transformarão, depois de coconcluídos em ativos imobilizado.
Obras: em ambiente de construtoras, relativamente a projetos para clientes externos, tais como governo.
2.2 CONCEITUAÇÃO
O conceito de projeto tem em sua essência a mesma finalidade nas várias versões citadas pelos mais diversos autores dessa área, mas com definições que diferem de autor para autor e que nos leva ao mesmo conceito no que tange ao termo projeto.
Segundo Vargas (2009, p. 23) “projeto é um empreendimento não repetitivo, Caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinido de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade”. De acordo com Prado (2004, p.17), “projeto (do inglês project) é um esforço temporário, levado a efeito de criar um produto, serviço ou resultado único”.
Segundo Prado (2004, p. 18), projeto pode também ser conceituado da seguinte maneira: “Um esforço único e não repetitivo, de