Gestão de Projetos
Neste trabalho, temos como objetivo demonstrar como a gestão de pessoas pode contribui no processo de gestão de projetos.
Gestão de pessoas é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
Para uma boa gestão de pessoas, temos de estar conscientes sobre o real papel desempenhado pelas pessoas na organização. Avaliar quanto à gestão eficaz deste capital humano realmente faz parte do core business da organização e o quanto se pretende investir neste processo. Afinal de contas: “Gerenciar processos é mais simples do que gerir pessoas por uma simples diferença: os processos são iguais, as pessoas não”.
2
3 Importância da gestão de pessoas
A gestão de pessoas é de grande importância para um bom desenvolvimento do projeto, visto que é por meio desta que se contratam pessoas qualificadas para desenvolverem serviços com qualidade de acordo com suas necessidades; desenvolvem programas para que todas as informações e treinamentos necessários sejam repassados aos colaboradores; e ainda proporciona através de benefícios satisfação dos funcionários, potencializando o capital humano e com isso fazendo com que todos trabalhem satisfeitos em um ambiente saudável.
4 processos de recursos humanos em projetos
Segundo o PMI (Project Management Institute), para o gerenciamento dos recursos humanos no projeto da forma o mais eficaz possível, a gestão de pessoas deve ser dividida em quatro processos básicos:
4.1 Planejamento de recursos humanos:
Neste processo é necessário, identificar, dimensionar e relacionar as necessidades de mão de obra para o empreendimento. Para isso, o Gestor gera um organograma hierárquico e o histograma funcional, sendo que este último deverá indicar a necessidade de mão de obra, dentro do espaço de tempo de execução do projeto.
4.2 Contratar ou mobilizar a equipe do projeto:
Neste