Gestão de projetos
Disciplinas: Gestão de Processos e Qualidade, Gestão de Riscos, Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento estratégico de Projetos – PMO, Maturidade e Potifólio.
1. Introdução
O Trabalho realizado neste Desafio Profissional tem o intuito de associar as disciplinas Gerenciamento Estratégico de Projetos – PMO, Maturidade e Portifólio, Gestão de Riscos e Gestão de Processos e Qualidade a um estudo de caso que será utilizado como referencial teórico possibilitando assim fundamentar o conteúdo proposto em aula. O tema a ser trabalhado é de extrema importância uma vez que a área de projetos vem sendo cada vez mais importante dentro das empresas e organizações.
Os assuntos referentes a gerenciamento de projetos, a gestão de seus processos, qualidade e riscos vêm se tornando um assunto cada vez mais discutido e disseminado dentro das empresas e organizações. Segundo o PMI (2011) projeto consiste em um “esforço temporário que tem a finalidade de criar um produto/serviço único”. A formalização de um projeto dentro de uma organização passa por uma serie de processos, que são definidos como atividades que transformam entradas (insumos) em saídas (produto ou serviços). Estes processos podem ser formados por elementos diversos como pessoas, materiais, equipamentos, métodos e ambientes. Todo e qualquer projeto esta sujeito aos riscos para sua execução, desta forma devem passar por etapas que envolvem o gerenciamento e o controle de riscos, para que os mesmos possam ser identificados e eliminados, caso isto não seja possível que possamos mitigá-lo ao máximo amenizando suas consequências.
Podemos dizer então que toda e qualquer organização pode ser considerada um processo.
Este trabalho esta dividido do seguinte modo: em um primeiro momento será trabalhado o estudo de caso da empresa EPL – Eventos e Palestras Ltda., em seguida será realizado uma descrição sobre o processo de gestão de projetos dentro de uma organização e a importância da