Administração de Estoques
Visitamos a empresa UNICAMPOS SELARIA, que comercializa produtos como: selas, cintos, botas, chapéus etc., onde fomos atendidas pela Senhora Antonio, que nos deu informações a respeito do estoque de sua loja, quanto à produção, tráfego, a utilização do espaço, quanto aos dispositivos de armazenamento no que diz respeito à organização e transporte de mercadorias e ao pessoal responsável pelo manuseio de mercadorias e organização do estoque.
A partir das informações prestadas pela proprietária e da vistoria feita no almoxarifado, detectamos que a empresa possui um estoque muito grande e um espaço físico não adequado para quantidade de mercadorias, ficando as prateleiras muitas cheias e/ou até mesmo abarrotadas, tendo até mercadorias armazenadas no chão. Um grande volume de materiais em estoque, acarreta custos elevados de manutenção. A Empresa poderia aplicar o sistema Just In Time para fazer um melhor planejamento e controle das operações ligadas a estocagem, o que possibilitaria a redução eficaz dos custos, mantendo um estoque mínimo para atender as necessidades referentes ao fornecimento apenas de certa quantidades de componentes, como apresenta uma boa relação com os fornecedores podem realizar pedidos de materiais num volume correto, no momento certo, sendo entregues no local adequado, se valendo da utilização mínima de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos. Sendo necessário um desenvolvimento de mudanças e treinamento, que afetem tanto a estrutura e a cultura da empresa, quanto o comportamento do empregado, impactando nos relacionamentos com fornecedores e clientes, requerendo envolvimento de todos no processo, para obtenção de bons resultados.
Mas pelo que pudemos perceber, essa quantidade excessiva de mercadorias se justifica pelo fato dos produtos comercializados na loja terem relação com a sazonalidade verificada no período (Festas Juninas) ......
As questões básicas para esse diagnóstico são: