gestão de projetos e gestão funcional
ENTRE
GESTÃO FUNCIONAL
E
GESTÃO POR PROCESSOS
GESTÃO POR PROCESSOS
O conceito de gestão por processos nada mais é do que a interação entre as várias atividades que são realizadas nas empresas pelos diversos departamentos, em resumo, é um método utilizado para rever, melhorar e padronizar processos de trabalho. Utiliza estratégia abrangente, sistemática e estruturada que garante a participação efetiva dos envolvidos, independentemente do nível hierárquico, promovendo o comprometimento com a qualificação do processo de trabalho. Os benefícios da gestão por processos incluem:
• Concentra o foco no que realmente interessa: o trabalho:
• É uma ferramenta para implementação da estratégia organizacional;
• Confere simplicidade, agilidade às atividades e flexibilidade organizacional;
• Facilita a gestão através de indicadores de desempenho;
• Instrumentaliza a aplicação de abordagens inovadoras;
• Facilita a gestão do conhecimento organizacional e a gestão de competências.
A gestão de processos permite identificar o conjunto de atividades capaz de gerar maior valor ao usuário/cliente que recebe um produto ou serviço, integrar e orientar para resultados as várias unidades organizacionais e auferir recursos e desenvolver competências para a consecução dessas finalidades. A orientação baseada em processos envolve a preocupação constante com a otimização, a partir da incorporação crescente de tecnologias informacionais na busca de melhorias incrementais (orientação típica da qualidade) ou de redefinições radicais (orientação típica da reengenharia), tendo em vista alcançar ou superar padrões referenciais de desempenho na satisfação das partes interessadas.
A visão clara dos processos permite identificar eventuais alternativas extra organizacionais (mediante terceirizações e parcerias), as quais podem revelar-se mais vantajosas.
A gestão de processos demanda a concepção e o contínuo monitoramento de um quadro