Barras de calças
Precisa fazer a barra?
Entenda um pouco mais sobre os tipos de barras e suas variadas características e indicações.
Barra Galoneira: Específica para tecidos em malha como camisetas, lycra, suplex e similares. A máquina para fazer esse tipo de barra deve ser a Galoneira, daí o nome. O ponto dela deixa o tecido livre para esticar normalmente. Assim, sem correr o risco de arrebentar a linha ou desfazer a barra, coisa que acontece quando é usado outro tipo de máquina.
Barra de Lenço: É a mesma usada em vestidos de festa. É bem fina, estreita e exige um cuidado especial na hora de fazer, pois deve ficar exatamente na mesma largura ao longo de toda a sua extensão. Para fazer essa barra usa-se a máquina Reta. Nela é acoplado um aparelho de barra, responsável por determinar a largura da barra que se deseja.
Barra à mão: A barra à mão ou invisível, como também é chamada, normalmente é usada em calças sociais. Ela é toda feita à mão, com pontos delicados. Somente por dentro da peça é que aparecem os pontos da costura. A medida certa para se fazer uma barra social mais ‘chique’ é fazer uma virada na barra de 5 cm.
Barra Italiana ou virada para fora: Antes de se popularizar, a Barra Italiana ficava reservada para calças sociais de tecidos como linho e oxford, em geral peças mais clássicas. Com o passar dos anos, além de usá-la em calças, também se transferiu para shorts de vários tipos de tamanhos e tecidos, inclusive o jeans.
Esta barra exige destreza. Para sair perfeita, o profissional precisa de técnica e habilidade para tirar a medida certa e não encurtar demais a peça. As máquinas usadas são a Reta e a Overlock para fazer os acabamentos.
Barra com Viés: Normalmente usada para conseguir aumentar o comprimento da peça, o viés é aplicado por dentro e não aparece. A exceção fica somente quando a peça é usada com a barra dobrada para fora. A máquina utilizada é a Reta.
Barra Simples: A barra simples, como o nome já diz, apenas leva a