Gestão de Processos e Operações
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
BRUNO RAUCCI
Disciplina: Gestão de Processos e Operações
São Paulo
Maio/2011
INTRODUÇÃO
A busca pela competitividade das empresas, onde antes associada à melhora contínua da qualidade, redução de custos e preços, maximização da produtividade, rápida e eficaz introdução de bens tangíveis e intangíveis de alto valor agregado no mercado, hoje passa a depender mais forte e dinamicamente da criação e renovação de vantagens competitivas associadas ao aprendizado, à qualidade dos recursos humanos e à capacitação produtiva das empresas.
A Braskem, empresa petroquímica brasileira intensiva em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) adota uma estratégia tecnológica de seguidor rápido, monitorando e respondendo rapidamente a concorrentes, geradores de conhecimentos e tecnologias e mercados de interesse. A empresa adota uma nova abordagem de processo na gestão do desenvolvimento de novos produtos baseada em plataformas de inovação, pipelines e gestão de portfolio de projetos.
Nesse contexto, o desenvolvimento de novos produtos emerge como uma atividade essencial nas organizações como elemento de sustentação no longo prazo.
O presente trabalho concentrou-se no estudo do caso Braskem, empresa selecionada entre várias outras nacionais tanto pela expressão, quanto, fundamentalmente, por sua atuação consistente na realização de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), desde a sua criação.
OBJETIVO
O objetivo desse trabalho é relacionar o artigo de estudo de caso da Braskem com a matéria Gestão de processos e operações, onde a Braskem utiliza-se dos processos de desenvolvimento de novos produtos, onde se encontra diretamente relacionada à disciplina em questão.
CASO BRASKEM E A DISCIPLINA GESTÃO DE PROCESSOS E OPERAÇÕES
O diferencial das empresas está relacionado